terça-feira, 28 de outubro de 2014

"Nordestinos"


Pessoas que se expressam precariamente em seu próprio idioma, agindo com uma discriminação cruel contra nordestinos, com um preconceito estúpido reforçado pelos resultados das urnas do último domingo. Parece que mal sabem esses ingênuos e nanicos morais que São Paulo, tido por eles como modelo de lucidez política e sofisticação intelectual, tem o seu Paulo Maluf e sua irresponsabilidade administrativa que faz com que uma grande realidade de seca apareça pela frente. E falta a esses racistas uma auto-crítica para saberem que nós goianos também somos os "nordestinos" para outros estados, basta visitar esses estados, ou dar uma simples olhada em foros pela internet para ver o quanto gente dos estados do sul e da querida São Paulo deles nos considera um povo culturalmente atrasado e motivo de chacota, com os nossos Sarneys e ACMs. Se a essas pessoas se pudesse dar algum conselho, o que se trata de algo um tanto difícil visto a cega vaidade vazia delas em se julgarem formadoras de opinião via Facebook, eu diria para enxergarem a diferença do outro com mais coração e humanidade, tentando pensar por si mesmas e não pelos tantos clichês que lhes são oferecidos e que elas engolem agradecidas garganta abaixo. Um mínimo de intuição possível revela que os próximos anos para o Brasil não serão nada fáceis. A volta da hiper-inflação, mais corrupção, mais centralismo de dominação da mídia, mais boçalidade no comando das grandes massas sociais, mais violência e alienação. E isso_ queira Deus que essas coisas não nos prejudique tanto_ não virá porque Dilma ou porque Aécio, que nenhum dos dois não chegam a ser sequer gerenciadores competentes quiçá salvadores da pátria, mas virá porque nós somos o povo dividido e sem foco de sempre, o povo que nunca participou de sua própria história, mas foi sempre massa de manobra, ocupados com as distrações do baixo entretenimento que sempre usam para nos manter mortificados. E só mais uma coisita: carro financiado e tv LED de 50 polegadas não nos tornam ricos; ainda somos um país de pobres e miseráveis, nesse lado de cá da África onde vivemos.

27 comentários:

  1. Excelente, Charlles!!! Esta eleição serviu para mostrar o nosso raquitismo intelectual; a nossa pobreza, o nosso fascismo, a ignorância secular que nos afunda, o viver no escuro, sem noção de sua própria história; o ser povo, mas não ser nação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lamentável, Carlinus. Há um ódio em que fica claro mais uma vez o quanto o grande problema do país é a educação formal: pessoas mentalmente mutiladas malhando uma representação de nordestinos em que colocam nela, numa total falta de auto-crítica, tudo o que elas mesmas são: atrasadas, iletradas, alienadas, bestializadas.

      Excluir
  2. É complicado falar em "os nordestinos", "os paulistas" etc. pela óbvia generalização, mas façamos pois torna-se mais fácil pensar sobre a situação.

    Ah, Maluf, amigo dos militares e do PT! Faz 20 anos que seu nome não é tão impactante assim pelas terras bandeirantes. E a seca está ocorrendo por TODO o país - o sr. Alckmin não a transferiu para uma hipotética piscina da elite branca paulista que odeia pobre, preto, nordestino e assemelhados. Tem estados do nordeste que mais de 90% dos municípios não tem água, mas nenhum blogueiro que votou 13 confirma lembra-se de acusar o PT de descaso e irresponsabilidade administrativa (poxa vida!, 12 anos - indo para 16, 20, o tempo que for necessário para se chegar ao comunismo - dos libertadores no poder e não transformaram a vida do pobre nordestino sofrido que tanto foi negligenciado nos 500 anos anteriores de colonizadores, coronéis, militares e o malígno FHC!).

    Charlles, brother: já retrataste tanto por palavras o cenário das bandas de Goiás, o povo abaixo do medíocre, de corruptos, pedófilos, sanguessugas, violentos, desespiritualizados, passeando como fantasmas, existindo sem existir, passivos, em meio ao calor e presos num tempo estanque num eterno purgatório de terror, entregando-se ao primeiro demônio que lhes promete algo melhor em troca de favores (ou de um voto), mas quando é 'alguem de fora' que "nos considera um povo culturalmente atrasado e motivo de chacota' aaaaaah nããão, não pode. Tá errado! Que preconceituoso. RACISTAS!

    PT ganhou mais votos onde persiste o coronelismo, onde inexiste capitalismo, onde as estruturas arcaicas vão bem, obrigado. Sim: petismo é coronelismo. Mas quando feito pelas esquerdas, pode. É pelo bem do povo, sabe...

    De modo geral, por regiões, Aécio venceu por 2,9 mi no Sul (principalmente em SC e PR, aqui tem coronel ainda), 1,1 no Centro-Oeste, e 5,6 no Sudeste (SP fazendo a diferença, infelizmente não suficiente, por MG e RJ; e ainda CHOVEU em SP, aumentando a abstenção). Dilma 1 mi no Norte e, tchantchantchantchaaaaan, 12,2 no Nordeste. Que desproporcional.

    "eu diria para enxergarem a diferença do outro com mais coração e humanidade". Pô, que bonito. Avisa isso para o PT, que fez a campanha mais suja de todos os tempos, que dividiu o país o tempo inteiro como nunca antes, nós x eles, bons x maus, amo pobre x odeia pobre, para logo depois de ser eleita, aparecer na tv dizendo que queria unir o país - hahaha!

    Vamos ver qual pau mandado ela colocará na fazenda. Que pena que não será Armínio Fraga, que depois da sujeira para cima dele deve abandonar a política. Perde o Brasil.

    Para um país imenso como o Brasil, de tantas gentes, de tantos sotaques, só há uma maneira de construir uma nação. Mas não a querem. Então coloquemos a canga e sigamos levando chicotada no lombo, pelos cocheiros comunistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendi que fosse uma nota sem maniqueísmo, Matheus. E sem partidarismos. Mas as interrelações da seca nordestina com a desertificação de São Paulo é algo evidente para todo mundo.

      Excluir
    2. É, seu Matheus. Mas não dá pra matizar demais o classismo crasso dessa gente cheirosa, bonita e inteligente que desfila o seu preconceito no facebook.

      Matou a pau, Charlles. Depois respondo com mais tempo.

      Excluir
    3. Gente simplória de visão pequena proferindo discursos odiosos após um revés é algo comum em qualquer situação, em quase todos os lugares do mundo, principalmente neste outro lado da África, como bem diz Charlles. Atém nos jogos que o grêmio perde, né arbo?

      Sim, pretendeste uma nota sem partidarismo, Charlles, mas é como falar do regime militar sem citar a Arena. Parte integrante.

      Excluir
    4. uma coisa é verdade. se o Aécio tivesse ganhado, haveria uma gritaria vergonhosa com o sinal oposto (só não digo "igualmente" vergonhosa, pq seria diferente, e não vou me propor a julgar e graduar algo q não aconteceu). mas eu falo sobre o q aconteceu e está acontecendo (como falei - pelo jeito tu leu o meu texto q acabou no Globo.com - do vexame q fez a torcida do meu time, Grêmio, mas q poderia ter sido protagonizada por qq outra, não entrei nesse mérito). Basta dar a oportunidade q pessoas assim se mostram mesquinhas.

      Excluir
    5. Nem li esse teu texto. Lerei.
      Globo, é? Xi, o pessoal do Impedimento se entregando a maléfica Organizações Globo, que vergonha, traindo o movimento PATRIA GRANDE DEL FUTBOL BOLIVARIANO (ns)

      Eu quero mais é saber quem é racista, xenófobo etc. Quando eu digo que 'nordestino vota no PT' não há xenofobia, racismo algum nisso. Só uma constatação generalizante. Muito diferente do que ouvi por aqui, como "esses nordestinos fdp, comedores de farinha, vagabundos, que votam no PT para ganhar bolsa e não trabalhar, roubando meu dinheiro". Minha bronca não é com o coitado sem água, sem comida, sem instrução e sem forças para resistir no meio do Piauí. Não mesmo.

      Excluir
    6. não disse q tu foi preconceituoso.

      Excluir
  3. Talvez a chance de eu falar besteira seja grande, mas ao que me parece toda essa parcela de nordestinos que votou no PT, o fez devido ao bolsa família, mas talvez tenha sido a única vez que algum político ou partido que de fato fez algo por esse povo que vive num mundo inimaginável para muitos brasileiros, eu fico imaginando como é viver num lugar que não chove por 2 anos, e sua fonte de renda é a agricultura ou a criação de animais, fica fácil falar que eles se contentam com muito pouco, mas como diria aquele barbudo "nunca na história desse país esse povo teve uma assistência do governo", óbvio que o correto seria dá outros meios deles se manterem financeiramente, e junto a isso saúde, educação, segurança e etc etc, mas antes governo nenhum o fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não culpo, não aponto o dedo a esse sujeito abandonado pelo estado e pelos seus semelhantes - menos por Deus e o diabo - num deserto de água e esperança, mas sim aos outros que realmente acreditam que essa escolha foi a melhor para aqueles.

      Excluir
  4. O preconceito é tão evoluído agora que ele se baseia num percentual. É o preconceito ponderado. Ah tá.

    Abaixo, texto de Wilson Gomes (q sugiro seguirem no facebook - não é PETRALHA, Matheus, não tenha medo, não morde)

    NORDESTE, NORDESTES

    Esperei até a madrugada para ver se algum dos profundos analistas políticos de televisão arrumavam algum argumento sofisticado para explicar o êxito eleitoral de Dilma e, consequentemente, o fracasso de Aécio. Até agora, nada que supere o rés do chão da reação visceral dos torcedores políticos derrotados, registrada no Twitter, no Facebook e no WhatsApp: quem decidiu a eleição foi o programa bolsa família, quem elegeu Dilma foi o Nordeste. São dois argumentos e um só ao mesmo tempo, uma vez que para a percepção eleitoral disseminada nordestinos e beneficiários do bolsa família são praticamente sinônimos. Aliás, beneficiários de bolsa família são nordestinizados, para fins da equação que explica tudo. Aécio mesmo já havia dito que Minas tinha o seu próprio e particular Nordeste, no norte do estado, cheio dependentes dos programas do governo. E hoje muitos insistiram que "os bolsa família" do Rio e de Minas é que melaram o jogo no Sudeste. Tudo nordestino, claro.

    Por fim, o meu arjumentista preferido, Diogo Mainardi, enunciou no Manhattan Connection o que tantos desejavam dizer: "O Nordeste sempre foi retrógrado e bovino. É uma região atrasada, pouco educada, pouco instruída" que sustenta eleitoralmente a fraude que é PT. Todos assentiram. Então, estamos combinados que foi o Nordeste, sua pobreza, sua dependência, o seu atraso, suas faltas de inteligência e discernimento e a sua falha moral a eleger Dilma, certo? A depender do aluvião de insultos aos nordestinos que foram despejados em sites de redes sociais (até mesmo por outros nordestinos) esta noite, não há sequer dúvida disso.

    Será? O que dizem os fatos? Dilma Rousseff foi eleita com exatos 54.500.287 votos. Mas, vejam só, os habitantes do antigo Nordeste só lhe conseguiram dar 17.650.817 de votos. Ora, isso representa apenas 32,4% dos votos com que ela se elegeu, meus amigos. Faltam ainda ainda 67,6% nessa conta. De onde vieram? O Nordeste é bovino e atrasado, "o câncer do Brasil", numas das mais amáveis expressões das mais retuitadas nesta noite simpática, mas Minas, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul são lugares civilizadíssimos, não é mesmo? Vejam que nem incluí o Espírito Santo na equação, uma vez que do ES se duvida da pureza sudestina. Fiquei só com a nata, para não haver dúvida. Pois não é que dos nordestinos desses estados avançadíssimos vieram 25.715.896 votos? Pois é isso mesmo: SP, MG, RJ, PR, SC e RS, estados de puríssimas castas, deram a Dilma 47,2% dos seus votos. Contra apenas 32,4% do NE bovino, comprado à base de bolsas-esmola.

    Sendo assim, gostaria de dar boas-vindas aos novos nordestinos. Aos 26,7 milhões de nordestinos das melhores castas do Sul e do Sudeste, mas também aos outros 11,1 milhões de nordestinos dos demais estados brasileiros, que se juntam esta noite aos 17,6 mi de nordestinos mal nutridos e educados do velho Nordeste, que ousaram desafiar os outros 48,4% de brasileiros e preferiram votar em Dilma Rousseff. E, o que é ainda mais atrevido e imperdoável, atreveram-se a vencê-los numa eleição justa e limpa.

    A estupidez humana não conhece limites, meus amigos. Ainda mais em tempos sombrios."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, o textinho que postaste também tem percentual, mas ele pode, né?
      Comparar a proporção de votos por região é importante. Se RS, SC, PR e SP dessem 70 % ou mais de votos a oposição, diriam o que? Outra vez, incrivelmente desproporcional os votos no NE.

      E Mainardi falou da maneira errada algo mais ou menos certeiro. Pois o Brasil inteiro é bovino, ineducado, sem instrução, porém lá é um tanto mais, fora a colaboração maldita da geografia (mas o RS caminha bonito nesta mesma direção, não se preocupem).

      O que me deixa mais irado é lermos Naipaul, Thomas Bernhard, Charlles Campos, nós mesmos nos comentários, falando sobre a merda de nossos povos, nossas gentes, a podridão, a desgraça inerente ao nosso espírito, o atraso, a incapacidade de civilizarmo-nos, essa outra África, mas dependendo de quem fala, ooh my, que absurdo, quanto preconceito, racismo!, prendam-no!, regulação da mídia já!

      Excluir
    2. O q eu quis dizer, Matheus, é q o preconceito, esta coisa rasa, depois de não encontrar mais sua "razão" (aspas, por favor) no mapa azul/vermelho q tanta gritaria proporcionou... apelou para a percentagem. Pois então está aí tbm um percentual a mostrar o qto dos votos totais para a Dilma vieram do Nordeste.
      mas, claro, o preconceito jamais fez uma conta. e não serão as contas q acabarão com ele. falta educação. mas no sul? http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/meia-encarnada/post/nao-e-uma-estrela-e-um-asterisco.html

      Excluir
    3. Ora, Matheus. Esse é sim um argumento classista, meu caro. Porque veja só, atraso espiritual, obscurantismo, o cabresto do indústria cultural e a semi-alfabetização são marcas agora já consolidadíssimas da geração Facebook Aecista.
      Se o Aécio vencesse, ganharia quem, eu te proponho a pergunta?
      Veja que eu não estou te acusando de racismo ou nada que o equivala. Mas não dá para contemporizar esse fenômeno que exacerba a face mais mesquinha do nosso atraso não, cara.

      Excluir
    4. Claro, arbo, mas quantos eleitores há no nordeste? Repito: desproporcional. E o problema é o racistinha que justifica-se utilizando a porcentagem, não a porcentagem, coitada, nem os que a usam com outro objetivo.
      Acho que o RS tem andado para trás (moonwalk, rs -- dsclp) em ensino e educação. Sim, um nordesteamento do RS, até no surgimento de desertos e áreas largadas à própria sorte.

      Não sei se entendi, Luiz. Quem votou no Aécio é atrasado espiritualmente, está perdido nas trevas, controlado pela indústria de cultura por ser semialfabetizado - simplório? Ou essas são imputações dos aecistas aos dilmistas (que horríveis tais classificações)? E não vejo onde está o classismo, pois eu realmente acredito que isto esteja espalhado por A, B, C, D, E e sei lá mais onde. Mas uma região tem um montinho maior nessas condições e o partido vencedor não deseja realmente mudar tal condição, pois beneficia-se como tantos antes se beneficiavam.

      Se Aécio vencesse, 'ganharia' o Brasil, com um executivo mais comprometido em melhorar o país como um todo. Mas perguntaste, creio, referindo-se aos eleitores. Bem, venceriam eu (sei lá como me figuras), o taxista puto da cara com assaltos, o racista gringo de Serafina Correa, o pequeno empresário que deseja apenas ser menos chibatado por ousar empreender, o paulista que não gosta de nordestinos (e tem de vê-los chegando, mais e mais a São Paulo), a idosa que tem medo de ir até o banco sacar a aposentadoria etc. Uma gama variada de eleitores. Não só os aecistas de facebook que tiram-lhe o sono. Assim como quem votou no PT se encontram o já citado piauiense desesperado, o aluno de faculdade que se sente grato pelas bolsas (TODOS meus colegas alegaram isso), não somente os comunistas, socialistas, bolivarianos filhos da puta.

      Mas não acredito que todo petista é DO MAL. Só os filiados asuahshau

      Excluir
    5. É, você não entendeu, Matheus. Não imputei nada disso ao Aecista strictu sensu. Mas a essa turma bonita, cheirosa e descolada do facebook que achou no Nordeste a fórmula do seu descompasso com o resto do mundo civilizado.

      Excluir
    6. Acho que captei. Leia, por favor, ali embaixo.

      Excluir
  5. Outra coisa. Classe média quando vota de acordo com os seus mais íntimos, privados e insofismáveis objetivos do foro pessoal, "vota segundo os seus intereesses" (vai aí um quê de crítica moral, da opção pelo individual versus o coletivo, mas nada além disso). Esse sujeito, de escolaridade completa, formado em direito em qualquer dessas faculdades caça-níqueis, vota para assegurar um cargo de confiança, para ajudar o chefe, para ganhar uma promoção, etc, etc, não há nenhum problema nisso fora a possível pecha de individualista. Em se aceitando a hipótese do voto interesseiro da classe mais pobre que se beneficia do bolsa famiília (hipótese muito simplista, diga-se de passagem), esse pobre é transmutado em outra coisa. Nessa criatura que chafurda na lama da sua própria ignorância, um "comprado", um voto a troco de uma cesta básica, e coisa pior. Não é possível que você não veja um disnível nesses dois modelos de enxergar a coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, estava tentando escrever exatamente isto aqui.

      Excluir
    2. MAS EU TAMBÉM PENSO ISSO, TCHÊ. Mas que bah, estou dizendo o tempo inteiro. Todos votam pelos seus interesses e todos os tipos de brasileiros chafurdam na lama, porém há um número de brasileiros, maior em certas regiões, que ficam de fora, olhando os porcos enlamearem-se antes do abate.

      Esses dias, antes das eleições, resolvi tomar café num bar chique dentro da PUC. Na fila, ouvi NOBRES QUASE-DOUTORES CIRURGIÕES DENTISTAS só falarem merda sobre aécio x dilma, psdb x pt, bem x mal. Desisti de tomar café ali e fui pro bar do prédio de Letras de tanto absurdo. Aqueles nobres senhores de calça branca que votariam dias depois do Aécio são o que tem de pior o Brasil, o que tem de pior no voto opositor aecista, ENTRETANTO eles não são a maioria, não encontram eco nas ideias do partido nem de nenhuma liderança.

      Mas os mais radicais e malucos petistas encontram eco nos líderes do PT e no partido; Não viram ontem? Ah, os conselhos bolivarianos, ah o coitado do marxismo-leninismo... em plena Câmara. Em 2014.

      Excluir
    3. Bom, então não tem o que contemporizar desse assalto da ignorância no Face.

      Excluir
    4. Arbo, o texto do rapaz vai bem até ele falar que essa foi uma eleição limpa.
      (Mas adivinho aqui que ele esteja tentando rechaçar principalmente a grita e teorias conspiratórias de urnas eletrônicas viciadas e do TSE cooptado, etc)

      Excluir
    5. sim, a baixeza da eleição (ataques ridículos mútuos) ele não nega (inclusive retrata em outros momentos). estava falando de outra coisa, como tu percebeu.

      Excluir
  6. Acabei de ler.

    http://www.institutoliberal.org.br/blog/nao-culpem-o-nordeste/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops. Vale a pena ler, arbo, Luiz, Charlles, amigos do blog. Apesar, para vocês, de ser do IL hehe

      Bom texto, arbo. Deixa Lupi lá. (Apesar de ter aquela história de ser chamado de mulato, e não negro, e querer a separação dos grupos, algo assim - nunca li nada aprofundado sobre, apenas ouvi).

      Excluir
  7. Em minha opinião, o discurso do Senador Arruda, do Ceará, clarifica o que efetivamente ocorreu nessas última eleições brasileiras. Fica claro também em sua fala o porquê da vitoria de Dilma em terras nordestinas...

    http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/10/31/senador-arruda-elogia-mino-e-blogueiros/

    ResponderExcluir