quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Estou com o Mia Couto

4 comentários:

  1. VELHO CONHECIDO
    by Ramiro Conceição
    *
    *
    Quem é esse que reaparece
    sem convite, sem confetes,
    sempre com sobejos, mas não de beijos,
    sempre com migalhas d’alegria na mala?
    Parece que o reconheço de algum lugar,
    de alguma história perdida na memória.
    Ah, sim, é claro:

    Bem-vindo, senhor medo!
    *
    *
    METÁFORA DO SEU OLHAR
    by Ramiro Conceição
    *
    *
    Se meu amor me perguntasse - quem sou,
    responderia: “uma metáfora do seu olhar”
    Se continuasse curioso,
    tornar-me-ia… formoso.
    Porém juro, se meu amor me armasse,
    desabotoaria esse medo… que abjuro.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUMANA PROFECIA
      by Ramiro Conceição
      *
      *
      Em tempos terríveis,
      quando a herança é o medo,
      é bom acender uma fogueira
      para que todos se aqueçam;
      assim, talvez,
      poucos bêbados alumiem-se
      com palavras de entusiasmo – e êxtase!
      Porque a vida
      pra alguma coisa celestina se destina.
      Viemos de estrelas, para lá retornaremos.
      Eis a humana profecia: do pó – à poesia!

      Excluir
  2. GIRASSÓIS PRA SEMPRE
    by Ramiro Conceição
    *
    *
    Não contarei os mortos de Paris,
    Nova Iorque, Rio, Oslo, Kiev ou Madri.
    Não cantarei aos mortos de Bagdá,
    Luanda, Argel, Cairo ou Tel Aviv.
    Não contarei os mortos do Haiti,
    de Caracas, Teerã, ou Marrakech.
    Não cantarei… porque.... morri.

    Ai de nós, porque a vida…estava aqui,
    está aqui e estará aqui, apesar de nós!

    Eu acuso  Washington,
    Pequim, Tóquio e outros
    de sátrapas do dinheiro,
    de criadores de ditadores,
    de abatedouros de inocentes.

    Eu os acuso  de matar Lennon!,
    em todas as Brasílias do mundo.

    A grandeza de uma civilização
    não é a globalização do capital
    a roubar, a matar impunemente.

    A grandeza… de uma civilização
    são seios a amamentar gerações
    de construtores d’estradas entre
    estrelas, mares e palavras.

    Porém somos ávidos por ideologias,
    aptos à imundice de tudo... Contudo,
    há uma ética,
    uma navalha a separar
    canalhas  de canários.

    Eu preciso dessa ética pra viver.


    ResponderExcluir
  3. AVISO
    by Ramiro Conceição
    *
    *
    PERDEU-SE UMA GARGALHADA POR AÍ.
    ELA ATENDE PELO NOME DE INOCÊNCIA.
    ALGUÉM ESTÁ A SOFRER MUITO.
    TODA INFORMAÇÃO É UM BEM-QUERER.

    ResponderExcluir