sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O que importa



Eu sempre meio que repudiava fotos de famílias. Achava-as egoístas, porque pretendiam mostrar uma felicidade nuclear reservada, que necessariamente para manter seu poder excluía o que estivesse de fora. Mesmo depois de ser pai e compreender, ainda se conserva em mim um resquício de policiamento. Mas como eu disse, eu compreendi: o tipo de compreensão que está tão incutida em mim que se tornou um puxão de orelha quando eu penso fora dela, quando eu simulo que eu ainda não sei. Não tem nada disso: o frescor dos meus filhos e o meu sorriso e a proximidade deles e da Dani em vez de me isolar me lança mais para fora; em vez de me fazer achar que eu tenho algum privilégio exclusivo, me deixa agraciado por essa felicidade ser tão natural, tão constitutiva de meu ser e de minha espécie, tão simples e fácil. É isso que essas pessoas que aportaram generosamente em minha vida me deram: a simplicidade e a facilidade. É uma antídoto revigorante e maravilhoso!

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado. Photoshop até no Eric e na Júlia, o que me irritou sobremaneira (os caras acham que isso vai salvar a fotografia profissional das fotos de celulares com um milhão de pixels), mas, afora a brancura exagerada pelo computador, tudo o mais se confirma.

      Excluir
  2. Belo retrato de família, Charlles!
    Agora, perdoe o meu comentário fora de tópico, mas alguém saberia me informar se na nova edição de A Montanha Mágica, da Companhia das Letras, há a tradução do diálogo, quase todo em francês, entre Hans Castorp e Clawdia Chauchat?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa edição nova da Cia vem tudo traduzido. Obrigado, meu caro.

      Excluir
  3. Pelo que sei, todas as traduções de A Montanha Mágica para o português preservam a parte em francês no original.

    Mas brasilianos tem bom coracao e encontramos trechos traduzidos neste blog:
    http://agarrandooconceito.blogspot.de/2009/03/montanha-magica-thomas-mann-trechos-em.html


    Linda foto, Charlles. Linda. Mas ela me levou a pensar num meme reacionário:

    https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/2e/9d/8c/2e9d8c5883cdeea7a5254e5837644d7d.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Matheus. Deve ser a barba. Homens barbados com a família em fotos remetem a algum inconsciente coletivo da espécie que faz pensar em patriarcas bíblicos. :-)

      Excluir