Um dos efeitos da diminuição global da inteligência é essa ingenuidade vazia, algo satânica, dos vídeos feitos pela IA de velhinhos marinheiros salvando baleias árticas. É de um artificialismo tão flagrante que só uma percepção profundamente corrompida pelo sentimentalismo tolo e pela depravação mental julga verdadeiro. O animal cibernético adiposo em toda sua preguiça simula se encher de ternura por algo que não está só além do real como além do definhamento de sua sensibilidade. O próximo passo cotidiano é enxugar as lágrimas pelo salvamento do filhote da baleia e entrar no vídeo do sexo sadomasoquista, para calibrar as outras cordas de seus nervos viciados. E qualquer sinal de dissidência da opinião religiosamente corrente das redes sociais, o alarme é acionado: o que esse estúpido está criticando no facebook? o que esse esnobe arrogante está querendo reivindicar fora das regras? ou se adapte ao meme, à corrente de julgamentos da semana, à adoração ou ao cancelamento, ou caia fora. Ou faça o self do seu rabo, ou vá ser a estranha aberração que é na solidão. Não intrometa!
IA já é o maior perigo para os idosos. Acreditam em tudo. Não agüento mais receber vídeos assim dos meus pais, tios, etc. Fora os grupos de resgate animal, gato e cão de rua, os efeitos toscos que passam como reais.
ResponderExcluirE «nós» até que conseguimos identificar a a criação artificial, o efeito computadorizado, mas eles estão indefesos e crédulos, como eu era quando criança e os efeitos de Chaves e Chapolin não me eram nítidos.
Mas essa infantilização etária na velhice é algo que não me convence. Penso que o caráter vai justificando a preguiça mental e o automatismo voluntário, se desapegando de forma feliz do senso crítico. Ver um senhor e uma senhora nessas condições é aterrorizante.
Excluir