quarta-feira, 25 de abril de 2012

Experiências de Leitura (III)


Adorno foi severo em excesso com Walter Benjamin. Não consigo desapegar-me da imagem que as fotos de Benjamin oferecem de um cordeiro andando pelas ruas de Berlin, atravessando a Europa em fuga, subindo por descampados em madrugadas atrás da fronteira espanhola, sempre levando a tiracolo uma maleta com os últimos apaixonados originais de um ensaio e os tantos recortes para a grande compilação do pensamento humano, antes que a ceifa inevitável viesse calmamente sangrar-lhe o pescoço. As fotos de Benjamin mostram um homem limítrofe entre a intensa vida cerebral e a nostalgia de ternos recantos infantis desaparecidos. Sua obsessão por brinquedos antigos e pela pedagogia revela a intersecção entre o pensador e a criança, e em toda a sua escrita a observação dos silenciosos e inapreensíveis interstícios da realidade cotidiana denota as tardes e o quarto solitário em que o menino descobria o mundo dos dois lados do olhar. Essa vulnerabilidade vestigial quanto ao mundo dos adultos se revela na forma melancólica em que Benjamin depositara fé em uma carreira universitária ao apresentar a sua tese sobre as origens do drama barroco alemão para Adorno, e a sombra teatral que sempre lhe cobrou a máscara da comédia e da tragédia na própria pele determinou que a dessarroada negativa de Adorno lhe fizesse um pária peripatético que em vida nunca fora aceito pela academia.

Essa recusa de Adorno a apadrinhar uma carreira universitária para Benjamin me parece ser uma das maiores injustiças feitas entre dois intelectuais de peso. Não sei o que passava pela cabeça de Adorno, se ele via em seu pretenso pupilo um pensador grande demais que precisava ser podado das arestas através de uma benemérita crítica sistematicamente imposta, o que tornaria Adorno, em tal hipótese, um ser levianamente crente na longevidade de alguém como Benjamin num século como o século XX. Benjamin precisava ser protegido e Adorno se negou a tal, eis a questão. A vida e a obra de Benjamin se impregnaram, em consequência, de uma séria de suposições e realidades alternativas. Em torno do autor das Teses sobre a História se arvoraram os tão lúdicos e abortadamente impossíveis "e se...". E se Benjamin tivesse sido acolhido pela Escola de Frankfurt, o quanto a sobrevivência e a seguridade lhe teria feito produzir ainda mais sobre o quanto ele já escreveu aventurosamente no exílio. Como seria um texto de Benjamin sobre a obra de seu espécie de gêmeo do conto, Bruno Schulz, se Benjamin vivesse o suficiente para conhecer-lhe a obra.

A verdade é que a obra grandiosa de Benjamin e alguns estudos fundamentais sobre ele é que prevaleceram sobre o paralelismo. Não há como negar que uma das qualidades das coisas que Benjamin produziu deriva inevitavelmente da ciência por parte de quem lê da incompletude e precocidade do autor. A inerência erraticamente romântica e incorrigível de vê-lo como uma espécie de São João na ilha de Patmos diante o anjo da História confere a Benjamin um caráter de profeta às vezes tornado ingênuo pela própria fulgurante lucidez. Assim como Christopher McCandless, no filme Na Natureza Selvagem, que se refugia da sociedade de consumo num ônibus abandonado no Canadá, morre de inanição e frio a alguns metros de uma estrada federal que poderia tê-lo reconectado com o mundo e o salvo, Benjamin, na versão aceita de seu suicídio diante o desespero de não conseguir sua entrada pela fronteira franco-espanhola, um dia depois, se tivesse esperado, estaria com o passaporte em mãos assim como os demais fugitivos que lhe acompanhavam, e protegido de vez das garras da Gestapo. Hannah Arendt, em seu ensaio sobre Benjamin, não consegue poupar-se da ironia diante a essa proximidade centímetra entre a desgraça e o conforto que rondava o personagem de seu estudo.

Benjamin escreveu várias páginas do que há de melhor no pensamento do século passado. Seu estudo sobre Kafka consegue ser tão sublime quanto a obra de Kafka. Sua sensibilidade de leitor era algo tão acima da mais apurada genuinidade que criou um grupo recorrente de saudosistas do como Benjamin teria lido tal autor; ele transformou, enriquecendo, a forma de ler Proust, Baudelaire, Kafka, Brecht, os surrealistas. Uma experiência comparativa válida que revela o coração insurgente de Benjamin no que escreve é a leitura do ensaio de Coetzee sobre ele. Coetzee se demonstra um ensaísta acima da média, mas sua secura e sua senilidade acadêmica o nivelam pela medida da mera elegância conceitual de vaidoso laureado. Coetzee analisa milimetricamente a vida e a obra, sobretudo a inacabada Passagens, de Benjamin, de uma maneira clinicamente asséptica. O que Coetzee oferece ao leitor é um Benjamin morto e enrijecido de frio cadavérico por sobre uma mesa institucional, alguém que esteve em volta com a procura obsessiva de excertos do pensamento para compor seu enorme compêndio mas que nunca evoluiu além da patologia previsível aos observadores que sabem posteriormente de que seu fim foi inexorável. Coetzee tem uma técnica de depuração que tresanda inteligência fina que só pode ser neologizada como uma técnica morgueriana, de quem exuma matéria orgânica cujo fato de um dia ter sido ocupada pelo sinergismo da vida é apenas um apêndice antropológico. Bastante diferente das leituras de Benjamin. Pegue o texto de  Benjamin sobre Proust, por exemplo, exuberante de alegria criativa, sua profunda leitura de Kafka, que transforma para sempre a maneira de ler Kafka. Há uma foto conhecida de Benjamin debruçado sobre livros em uma mesa de biblioteca, tirada de maneira insuspeitável enquanto ele estava envolvido na leitura: assim ele escreve, sendo um comparsa do autor, usando sua genialidade para fazer uma generosa companhia com a genialidade do retratado. Eu poderia copiar aqui uma série de sentenças sublinhadas de Benjamin, para mostrar sua poesia, sua sensibilidade demolidora, seu esclarecimento luminoso. Adorno, que também me é essencial pelo seu Dialética do Esclarecimento e Minima Moralia, talvez estivesse enrijecido demais pela calcificação acadêmica para salvaguardar um nível de independência subversiva tão incivilizável como o de Benjamin. Talvez ele tivesse cogitado sobre as vantagens da marginalidade para Benjamin, sem sopesar sua profunda vulnerabilidade.

8 comentários:

  1. Vejo a questão da seguinte maneira (lá vai mais uma síntese que carece de rebuscamentos, mas isso aqui é um blog e não um centro acadêmico): Adorno empombava com benjamim por ele tomar o objeto da superestrutura para fazer o caminho inverso até a estrutura, quando seria muito mais fácil e proveitoso examinar as estruturas até desenhar a superestrutura e, através dela, comprovar as teses de sua dialética negativa. Ao ecaminar os brinquedos, Benjamim divagava, com inteligência mas seu muita perspectiva e objetividade (para Adorno). Bem, em síntese é assim que eu via a coisa uns vinte anos atrás, nos tempos da academia. Mas o tempo passa, a razão e a poesia se perdem. Fica só a memória plasmada pelas substâncias ilegais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É provável que a sisudez de Adorno passasse por essas meras diferenças conceituais e tautológicas para não apadrinhar Benjamin, quem sabe...

      Excluir
    2. ...isso sem falar que a mulherada achava o Benjamin bonitinho com aquela melancolia dele, enquanto o Adorno era tão bonito quanto uma estátua de Mefistófeles.

      Excluir
    3. Ahá, olha aí um bom motivo de inveja!

      Excluir
  2. Eu não sabia dessa história de Benjamin e Adorno. Assisti uma palestra com a Barbara Freitag e ela dizia que Benjamin nunca fez parte da Escola de Frankfurt, que era apenas um colaborador ocasional, mas não havia esclarecido isso. Já me indentifiquei com Benjamin aqui e fiquei achando que a explicação é simplesmente: Adorno não ia com a cara dele por qualquer motivo besta, porque lhe irritavam todos os que tinham mais cabelo do que ele ou os de temperamento sonhador.

    Sempre que vejo essas brigas e omissões teóricas incompreensíveis - na sociologia a clássica é o fato de Durkheim ter lido e comentado um artigo de Marianne Weber e ignorado o trabalho do seu marido - tendo a fazer interpretações rasteiras como essa. Vejo vaidade, ciúmes, arrivismo, inveja, mau caratismo... e não críticas teóricas sérias. Talvez seja apenas fruto da minha desilução com a minha ex-futura carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a questão é essa: como Arendt escreveu, Benjamin tinha uma estampa de fracassado legítimo evidente demais para despertar invejas superficiais. Eu entendi o que quis dizer sobre a mediocridade do universo acadêmico, mas a mim parece ter sido algo menos mau intencionado _e por isso, em contraste, muito mais pernicioso para Benjamin_ da parte de Adorno. Sei que Adorno admirava os textos de Benjamin, mas via neles uma insuficiência formal, a talvez quisesse o despojamento do lirismo de Benjamin, uma maior virilidade argumentativa, uma maior indevassabilidade. Talvez Adorno tenha apenas adiado o ingresso de seu mais genial pupilo, mas ignorado a pressa da história, a lâmina no alto.

      Excluir
    2. entrando na carona da caminhante e palpitando só pela psicologia de quarta-feira, parece q o adorno (não, não direi q tinha dor de corno) queria ser o walter qdo criançasse

      Excluir